quarta-feira, 3 de março de 2010

Bianca - recepcionista do PSF Rosário (por email)

Bianca, recepcionista do PSF Rosário me mandou por email o seguinte texto :


"Vejo que muitas pessoas marcam para alguns médicos não por sua especialidade mas por confiarem no mesmo para qualquer problema relacionado a sua saúde, como é o caso do Dr. Pedro Henrique (reumatologista). Hoje também tive o caso de uma paciente que faz seus preventivos com o Dr. Paulo Freire todo ano e pedindo outros exames de rotina como é o caso da mamografia. A mesma é paciente da nossa área mas ia pelo menos 1 vez por ano marcar a sua consulta no Hct apenas para esses exames rotineiros. Expliquei que ela podia fazer isso em nosso posto já que é moradora do Rosário, mas ela diz confiar apenas no Dr. Paulo Freire. Depois de algum tempo de conversa consegui convencê-la de marcar consulta em nosso posto e caso houvesse algum problema encaminharemos ela ao ambulatório de ginecologia.Assim como essa paciente existem outros que querem marcar para um médico específico por confiarem mais nele. "

terça-feira, 2 de março de 2010

Mais de 1.500 consultas marcadas- (Jornal O Diário)

Excesso de público no primeiro dia de atendimento no posto de saúde da Várzea provoca confusão e reclamações
Fernanda Pamplona
Uma possível dificuldade na marcação de consultas e exames no Posto de Saúde da Várzea resultou, na manhã de ontem, em um grande tumulto. Muitas pessoas que estavam na fila desde as primeiras horas do dia afirmavam que a falta de atendentes e o descaso motivou a reivindicação, principalmente porque idosos e gestantes esperavam pelo atendimento, e a polícia foi chamada ao local para acalmar a situação. De acordo com a prefeitura, o que houve foi um desentendimento, pois muitas pessoas acreditaram que, com o fim do 0800, o agendamento de consulta deveria ser feito nos primeiros dias do mês - quando, na verdade, pode ser feita diariamente, durante o horário de funcionamento do posto.
A aposentada Eliane França afirmou que, mesmo chegando às 5 e meia da manhã, só conseguiu ser atendida quando a equipe do O DIÁRIO chegou ao local. “Muitas pessoas chegaram aqui de madrugada para marcar exame e consulta. Quando fui chegando próximo do atendimento, o rapaz já estava gritando com todo mundo igual a um louco. Quando chegou a minha vez, reclamei da demora e o guarda não gostou, gritando comigo. Por causa da confusão, eles chamaram a polícia. Expliquei a situação para ele, porque estavam todos revoltados. Quando o pessoal viu vocês do DIÁRIO chegando, colocaram mais uma pessoa para atender”, explicou. Até então, de acordo com a aposentada, havia somente uma pessoa atendendo – e a fila virava a esquina.
Muitas das pessoas que passaram a madrugada aguardando o horário de atendimento do posto desistiram de marcar consulta pela demora. Outras estiveram no posto três vezes e, por não conseguirem atendimento, também foram embora. A chegada da Polícia Militar acalmou a situação e o atendimento foi restabelecido, mesmo que lentamente. A fila no local ainda era grande, assim como a movimentação no posto de saúde.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Filas para marcação de consulta

Amigos, no dia de hoje ocorreram filas nos postos do Cemusa e CES para marcação de consultas. O fato aconteceu devido a cultura existente na população de que deve correr para os postos de saúde no primeiro dia de marcação. No CES o Guilherme e Fernando estão trabalhando para melhorar o atendimento, peço a todos os recepcionistas muita paciência e compreensão neste momentos, abaixo alguns lembretes que devem ser seguidos a risca neste momento ;

1- Não podemos fazer ping-pong com o paciente. Se ele já veio de uma unidade e não consegui marcação, não mande ele pra outro posto ou de volta para a unidade de onde veio. Caso não consigam resolver anotem o nome, telefone , identifiquem o paciente e me passem estes dados imediatamente pelo telefone (9217-8942), ou no final do dia por email pois vamos apurar e ver o porque dele não ter conseguido marcar a consulta.

2- Já autorizado pela DRa. Regina, os postos mais próximos do CEMUSA (Perpétuo e Rosário) devem buscar as pessoas na fila do CEMUSA para agilizar a marcação, os agentes comunitários podem ajudar nesta tarefa. A mesma parceria pode acontecer entre os PSF´S da Barra e Pimenteiras, conversem por telefone e entrem em um acordo.

A previsão é que ainda teremos mais alguns dias de marcação intensa, a chuva, a impaciência, a intolerância são nossos adversários nestes dias porém são nestas horas dificieis que um bom profissional se destaca. Procurem entender o problema e se possivel indicar soluções como o exemplo que colocarei abaixo :

A recepcionista Josiane do Perpétuo teve a seguinte percepção :

" Oi, Abel! Estive pensando sobre a marcação de consultas pro Dr. Pedro Talles, e vi que quem sabe muitos dos pacientes que vão até ele seja somente por querer receita, pois as receitas controladas especiais são para apenas um mês, então o paciente tem que retornar pra pegar outra. Não é como a receita de rotina q vale três meses. O paciente deve ser acompanhado e avaliado por seu médico no período de três meses se tudo estiver dentro da normalidade, se consiguissem uma soluçao para essas receitas de um mês, creio q diminuiria a procura e essa demanda tão grande pra ele. Pensei em uma assistente, secretária ou coisa do tipo que pudesse resolver os casos de receitas de pacientes q estão sendo acompanhados regularmente dentro dos três meses, para entrega de receita de um mês, quem sabe possa valer a pena ver sobre essa opção. Um abraço e espero q eu possa estar ajudando!!"

E você ???? Tem alguma coisa que você que você entenda que possa melhorar este sistema ?